Plano Curricular 1)

Ciclo de Formação: 2018/2021

Técnico de Comércio

Componentes de FormaçãoDisciplinas/Domínios/Unidades1.º/10.º2.º/11.º3.º/12.ºTotal
Total Horas Ano/Curso1105111510403260
Português907575240
Língua Estrangeira - Inglês756050185
SócioculturalÁrea de Integração604060160
Tecnologias da Comunicação e Informação/Marketing Digital4540085
Educação Física70700140
Economia070110170
CientíficaMatemática10010060260
Cidadania e Desenvolvimento
1206575260
Línguas Estrangeiras50500100
Comercializar e Vender150100125375
TecnológicaOrganizar e Gerir Empresas2252575325
Comunicar no Ponto de Venda505025125
Bolsa UFCD505075175
Formação em Contexto de Trabalho0300300600
Educação Moral e Religiosa
20202060

1) Plano Curricular sujeito a aprovação

Este Plano de Formação já contempla a componente de Cidadania e Desenvolvimento e a disciplina de Educação Moral e Religiosa (Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho).

 

(Portaria n.º 1310/2006 de 23 de Novembro)

Perfil de Desempenho

Competências Gerais

Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes e a sua fidelização.

Perfil Profissional

No final dos três anos de formação, os técnicos diplomados possuem competências para:

  • Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
  • Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
  • Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
  • Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
  • Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão;
  • Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;
  • Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.

Condições de acesso:

    • Possuir o 9º Ano de escolaridade ou equivalente.

Idade:

    • 15 a 20 anos (a partir dos 20 anos, sujeito a aprovação – D.L. 176/2012 de 02 de Agosto).

Habilitação Final:

    • Diploma de Técnico Profissional Nível IV; Equivalência ao 12º ano de Escolaridade.

Duração do Curso:

    • 3 anos

Apoios financeiros:

    Subsídio de Alimentação, de Transporte e Bolsa para Material de Estudo (subsídios de acordo com a lei em vigor),