Técnico de Receção

Componentes de
Formação
Disciplinas/Domínios/Unidades10º11º12ºTotal
Total (Curso)1100
Língua Portuguesa90110120320
Língua Estrangeira: Inglês708070220
Sócio-CulturalÁrea de Integração708070220
Tecnologias da Comunicação e Informação66340100
Educação Física70700140
Economia1001000200
CientíficaPsicologia e Sociologia100100200
Matemática10000100
Comunicar em Francês606060180
Operações Técnicas de Receção133144120397
TecnológicaInformação Turística e Marketing10290123315
Adm. Contabilidade e Legislação11910069288
Formação em Contexto de Trabalho120120180420

(Portaria n.º 1316/2006 de 23 de Novembro)

Perfil de Desempenho

Competências Gerais
Técnico de Receção é o profissional que executa o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.

Atividades Principais

  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
  • Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
  • Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
  • Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
  • Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos, tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
  • Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
  • Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.

Condições de Acesso:
Possuir o 9.º ano de escolaridade ou equivalente

Idade:
15 a 20 anos (a partir dos 20 anos, sujeito a aprovação – D.L. 176/2012 de 02 de agosto)

Habilitação Final:
Diploma de Técnico Profissional Nível IV; equivalência ao 12.º ano de escolaridade

Duração do Curso:
3 anos

Apoios Financeiros:
Subsídio de Alimentação, de Transporte e Bolsa para Material de Estudo (subsídios de acordo com a lei em vigor)